Funchal City Sessions #2 – Carga Aérea

A 2ª edição das Funchal City Sessions apresenta agora ‘Carga Aérea’, projeto do compositor português Francisco Marujo, que terá lugar no dia 13 de setembro, às 21h30, na Galeria Tratuário.

O confronto com o invisível e o etéreo que permeiam o quotidiano do artista é o ponto de partida para ‘Carga Aérea’, pseudónimo que dá corpo aos desvaneios espectrais de Francisco Marujo, oscilando entre o mais sereno e nostálgico e as franjas mais intensas da dor.

O seu mais recente EP, “Sonda” (Colectivo Casa Amarela, 2025), representa um longo período de maturação iniciado em setembro de 2019, quando o artista se encontrava em Erasmus, na Holanda.

São apenas quatro faixas, mas cada uma funciona como um portal para memórias muito específicas de momentos, sentimentos, lugares e pessoas associadas a essa fase da vida. Numa época em que a música ambiente tem sido frequentemente desvalorizada como mero som de fundo, dominada por playlists, bots, inteligência artificial ou lógicas de ganância corporativa, lançamentos como “Sonda” recordam-nos a vulnerabilidade e a intensidade emocional que caracterizam a melhor música experimental. Estas canções são evocativas, emocionais, mas nunca óbvias ou lineares.

E ainda há uma novidade nesta 2ª edição: após o concerto de ‘Carga Aérea’, haverá uma after session na própria Galeria Tratuário, de forma a prolongar o espírito do encontro e celebrando a música num ambiente descontraído.

Dando continuidade à programação das City Sessions. no dia 12 de setembro, pelas 17 horas, terá lugar, também na Galeria Tratuário, um Workshop de “Produção Musical Digital”, dirigido a quem está a iniciar o seu percurso na área da produção musical. Orientada por Francisco Marujo (Carga Aérea), a sessão apresentará conceitos básicos sobre DAWs (Digital Audio Workstations) e os primeiros passos na criação musical, a partir da experiência prática do compositor. Um DAW é uma estação de trabalho digital para áudio, utilizada para criar, gravar, editar, misturar e produzir música diretamente no computador. Através dessa ferramenta é possível compor com instrumentos virtuais, aplicar efeitos sonoros, trabalhar com samples, gravar e finalizar produções, oferecendo assim uma plataforma acessível para transformar ideias em obras musicais. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 8 de setembro, através do formulário: https://forms.gle/DLTNmzdoGqJstbJc6

As Funchal City Sessions são uma iniciativa da APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica, em parceria com o Colectivo Casa Amarela e contam com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.